Notícias

  • 13 de junho, 2017

    CO2 vira combustível líquido com sistema de baixo custo

    CO2 vira combustível

     

    Cientistas suíços criaram o primeiro sistema de baixo custo para quebrar o dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono (CO) e oxigênio (O), uma meta longamente perseguida para transformar o gás de efeito estufa em combustível líquido.

     

    A eletrólise do CO2 é o primeiro passo para viabilizar essa fonte de energia limpa, mas os catalisadores disponíveis até agora não são seletivos o bastante e, além disso, são caros demais para viabilizar uma operação em escala industrial.

     

    Quem está mudando esta história é a equipe do professor Michael Gratzel, do Instituto Politécnico Federal de Lausanne, o mesmo grupo pioneiro na criação das células solares de plástico.

     

    E a novidade leva uma pitada importante das células solares.

     

     

    Fotoeletrolisador

     

    A equipe desenvolveu um catalisador formado por nanofios de óxido de cobre e óxido de estanho. O óxido de estanho evita a geração de subprodutos indesejados, que normalmente surgem dos catalisadores feitos somente de cobre. O resultado é CO puro.

     

    Marcel Schreier e Jingshan Luo queriam mais, e então acoplaram o catalisador a uma célula solar de tripla junção (GaInP/GaInAs/Ge), formando um fotoeletrolisador de CO2 – as moléculas de CO2 são quebradas com energia solar.

     

    O sistema ainda usa o mesmo catalisador como catodo para reduz o CO2 em CO e como anodo para oxidar a água para oxigênio através do que é conhecido como a “reação de evolução do oxigênio”, com os gases sendo separados por uma membrana bipolar.

     

    “Esta é a primeira vez que um catalisador bifuncional e de baixo custo é demonstrado. Muito poucos catalisadores – com a exceção dos caros, como ouro e prata – conseguem transformar seletivamente o CO2 em CO em água, o que é crucial para aplicações industriais,” disse Schreier.

     

     

    08/06/2017

    Publicado originalmente no site “Inovação Tecnológica”

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-baixo-custo-transformar-co2-combustivel&id=010125170608#.WT_HetLyu2w

     

     

     

     

    SATHEL – Locação de Caldeiras

    SATHEL dispõe de um grande estoque de Caldeiras aquatubulares e flamotubulares para qualquer aplicação industrial nas opções de locação e vendas atendendo diversas faixas de capacidade, pressão de trabalho e combustíveis. Opcionalmente podem acompanhar a Caldeira diversos equipamentos complementares customizados, tais como, economizadores, desaeradores, tancagem para combustível, tratamento de água, bem como, estações redutoras de vapor ou combustível (GN, GLP ou óleo) e de bombeamento aquecimento e transferência de óleo combustível.